O que os cães preferem: comida ou carinho?

O que os cães preferem: comida ou carinho?

Dada a escolha, muitos cães preferem carinho de seus tutores a comida. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Universidade de Emory, nos EUA.

“Nós estamos tentando entender as bases da relação cachorro e ser humano, e se a ligação principal é a comida ou o relacionamento por si só, diz Gregory Berns, neurocientista da Universidade de Emory, principal autor da pesquisa.

Através de imagens obtidas por ressonância magnética do cérebro dos cães, os pesquisadores testaram se os animais prefeririam o carinho dos donos ou comida. Dos 13 cães que completaram o estudo, concluiu-se que a maioria deles prefere receber carinho.

Não satisfeitos, os cientistas realizaram uma segunda etapa e colocaram os cachorros no centro de um labirinto em formato de Y com duas saídas. Em uma delas, estavam seus donos. Em outra, um pote de comida.

Novamente, os donos foram mais procurados do que a comida.

Isso mostra a importância da recompensa social e carinho para os cães. Tal como ocorre com os seres humanos quando recebem elogios.

“Cães são super sociáveis com humanos e essa interação faz dos cães um modelo único para estudo das ligações sociais entre as espécies”, diz Berns.

Fonte: Peter F. Cook, Ashley Prichard, Mark Spivak, Gregory S. Berns. Awake canine fMRI predicts dogs’ preference for praisevsfood. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2016; nsw102 DOI